Pesquisar por:

O projeto Santa Memória tem por objetivo registrar em áudio e vídeo depoimentos da vida profissional e acadêmica dos ex-alunos, professores e colaboradores da Instituição.

12/03/2024

João Fernando Monteiro Ferrreira

"O curso médico tradicionalmente focava em diagnosticar e tratar doenças. Esse era o paradigma até a Faculdade da San...

05/03/2024

Américo Rubens Leite dos Santos

“No primeiro dia em que entrei na Faculdade da Santa Casa como calouro, por incrível que pareça, eu não conhecia a ...

27/02/2024

João Carlos Dellia

“Eu não dormia todas as noites aqui, mas eu fiquei, em média, mais de 15h diárias nessa convivência dentro da Facu...

20/02/2024

Nadim Badr Tannous Junior

“Fica difícil você andar pelos corredores da Faculdade da Santa Casa sem ter bons exemplos: os professores dedicados...

08/02/2024

Wilma Carvalho Neves Forte

"A Faculdade Santa Casa é um ambiente amigável, e isso é muito agradável. Não há aquela rivalidade competitiva nem...

07/02/2024

Nelson Guimarães Proença

“Façam com o máximo cuidado para saber que doença tem o paciente, mas isto não basta. Em seguida, é fundamental q...

29/01/2024

Monique Nakayama Ohe

“Uma marca que a Faculdade da Santa Casa tem é a de formar indivíduos que são capazes de tocar em qualquer paciente...

23/01/2024

Mauro Veras

"A Faculdade foi central na minha vida. Ela me deu uma profissão, uma motivação bacana e que foi o encontro da minha ...

07/12/2023

Noel Aquino Marques

"A Faculdade da Santa Casa já formou e acredito que continua formando médicos de ponta, profissionais de grande sucess...

27/11/2023

Ana Beatriz Rabelo Bozzini

“A Faculdade da Santa Casa tem a cultura de um lugar de afeto, de todo mundo se conhecer, de confiar mutuamente e de s...

24/11/2023

Maria Carolina Moreno

“Quem faz a Faculdade da Santa Casa aprende a ter um olhar diferente para o paciente, a ter um olhar diferente para qu...

21/11/2023

Cristiane Prestes

"Mais bonito do que o monumento arquitetônico da Santa Casa é o espírito da Santa Casa."     A Dra...

João Fernando Monteiro Ferrreira

“O curso médico tradicionalmente focava em diagnosticar e tratar doenças. Esse era o paradigma até a Faculdade da Santa Casa começar a revolucionar. Foi a primeira revolução. Não tratamos apenas doenças, tratamos de pessoas. Hoje, toda grande instituição adota o foco no paciente como uma diretriz fundamental. Desde a criação do seu curso médico, a Faculdade da Santa Casa já tinha esse enfoque.” 

 

O Prof° Dr. João Fernando Monteiro Ferrreira, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1989) 22° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

 

Américo Rubens Leite dos Santos

“No primeiro dia em que entrei na Faculdade da Santa Casa como calouro, por incrível que pareça, eu não conhecia a Instituição e nem o hospital. E o meu primeiro contato foi avassalador, como eu acho que deve ser para todo mundo! Essa arquitetura é algo que impressiona a todos que a conhecem. Desde aquele momento, eu acabei me apaixonando pela Instituição e estou aqui até hoje.”

 

 

O Dr. Américo Rubens Leite dos Santos, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1996) 29° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

João Carlos Dellia

Eu não dormia todas as noites aqui, mas eu fiquei, em média, mais de 15h diárias nessa convivência dentro da Faculdade. Posso dizer que a VI turma da Faculdade da Santa Casa e o período de 1968 até 1975 que estive na Faculdade foram fundamentais para minha existência e para o que eu me encontro hoje. 

 

 

O Dr. João Carlos Dellia, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1973) 6° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

Nadim Badr Tannous Junior

“Fica difícil você andar pelos corredores da Faculdade da Santa Casa sem ter bons exemplos: os professores dedicados, próximos dos pacientes. Esse é o maior exemplo que a gente poderia receber. A qualidade do ensino e a forma de se relacionar com o paciente, essas sempre foram a grande marca da Faculdade”.

 

 

O Dr. Nadim Badr Tannous Junior, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1986) 19° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

Wilma Carvalho Neves Forte

“A Faculdade Santa Casa é um ambiente amigável, e isso é muito agradável. Não há aquela rivalidade competitiva nem a prática de puxar o tapete. A atmosfera amigável é, na minha opinião, a principal característica da nossa faculdade, e é isso que devemos sempre valorizar. Tanto os ex-alunos recentemente formados quanto os alunos atuais também compartilham dessa característica.”

 

 

A Dra. Wilma Carvalho Neves Forte, graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1972) 5° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

Nelson Guimarães Proença

“Façam com o máximo cuidado para saber que doença tem o paciente, mas isto não basta. Em seguida, é fundamental que se compreenda que doente está tendo a doença.”

 

O Prof°. Dr. Nelson Guimarães Proença, Dermatologista, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

Monique Nakayama Ohe

“Uma marca que a Faculdade da Santa Casa tem é a de formar indivíduos que são capazes de tocar em qualquer paciente, com qualquer tipo de corpo e em qualquer situação. A gente aprende a botar a mão na massa desde o começo e com muita responsabilidade.”

 

A Dra. Monique Nakayama Ohe, graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1996) 29° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

Mauro Veras

“A Faculdade foi central na minha vida. Ela me deu uma profissão, uma motivação bacana e que foi o encontro da minha vontade de ajudar. Aquilo de você ter mesmo vocação pra coisa. Nela, também conheci a minha esposa e, consequentemente, tive os meus filhos, o meu grupo de amigos, tudo centrado aqui na Faculdade da Santa Casa. Então, tenho muito carinho pela faculdade. Cada vez que entro nesse quarteirão, sinto um comichão, subindo, e penso: “Que legal, que excelente fase que foi e como ainda é importante isso para mim!”

 

O Dr. Mauro Veras, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em (1987) 20° Turma, compartilha suas experiências inspiradoras como estudante e profissional para o Santa Memória.

 

Projeto Santa Alumni

Santa Alumni

O Portal Santa Alumni reúne alunos formados pela FCMSCSP. No site é possível reencontrar colegas, usufruir benefícios e ter acesso a diversas oportunidades profissionais.

Saiba Mais

Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho

Busto Arnaldo Vieira de Carvalho

Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho foi uma personalidade de extrema importância para o desenvolvimento da Medicina na cidade de São Paulo no final do século XIX e início do século XX, em um momento delicado da saúde pública brasileira.

Sua atuação profissional foi decisiva para o desenvolvimento da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Entre as suas principais realizações, estão a criação do Instituto Vacinogênico e do Instituto do Câncer, a fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia, e a implantação da Faculdade de Medicina de São Paulo.