Pesquisar por:

Fibromialgia é a maior causa de dor crônica generalizada no país

Dores intensas pelo corpo inteiro, que geram cansaço, alterações no humor e no sono são alguns dos sintomas da fibromialgia, maior causa de dor recorrente no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor.

A fibromialgia é uma doença complexa, que afetando milhões de brasileiros ou até 3% da população do país, com uma maior prevalência em mulheres na faixa dos 25 aos 50 anos de idade.

A fibromialgia é uma síndrome que traz grande impacto na vida do paciente, afetando sua rotina, seu relacionamento familiar e sua capacidade de trabalho. Celebridades como Lady Gaga e Morgan Freeman sofrem com seus sintomas. É comum que o diagnóstico da doença demore anos, já que exames de sangue e exames de imagem como ressonância magnética não tragam alterações.

Embora a causa exata da fibromialgia seja desconhecida, existem muitas teorias como trauma físico, anormalidades dos sintomas do sistema nervoso, ou fatores genéticos. Muitas vezes, a fibromialgia coexiste com outras condições, como enxaquecas ou síndrome do intestino irritável.

O principal sinal de alerta para procurar um médico é uma dor difusa, que pode atingir regiões diferentes do corpo, como cabeça, pernas e braços, sem motivo aparente, e que dure mais de 6 meses. Alguns outros sintomas comuns incluem alterações de humor como ansiedade generalizada e depressão.

Como diagnosticar a fibromialgia
Especialistas como reumatologistas, neurologistas e fisiatras estão aptos para acompanhar e tratar a fibromialgia. Atualmente, não há cura para a doença, mas os especialistas recomendam que, além da medicação, atividades de exercícios e redução do estresse possam ajudar a controlar os sintomas.

Pesquisas mostram que o exercício adequado pode fornecer muitos benefícios para quem sofre de fibromialgia. O exercício pode ajudar a melhorar os padrões de sono, diminuir a dor e a fadiga, melhorar o controle da dor e do estresse, além de aumentar a energia e o bem-estar.

Marcus Yu Bin Pai é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e médico especialista em Fisiatria (Medicina Física e Reabilitação) e Acupuntura.