Pesquisar por:

Formada pela FCM/Santa Casa lança livro sobre endometriose

Doença que atinge 175 milhões de mulheres em todo o mundo, oito milhões só no Brasil, a endometriose ainda é um tabu para muitas mulheres e até médicos. Pensando nisso, Rosa Maria Neme, uma das grandes especialistas no tema no Brasil, lançou o livro “Endometriose: Tudo o que você precisa saber sobre essa doença misteriosa”, um manual didático, pensado exclusivamente para as pacientes que têm dúvidas sobre o assunto.

O livro nasceu para explicar as teorias e responder dúvidas frequentes com clareza e objetividade sobre a doença misteriosa. “A proposta é esclarecer sobre como lidar com a doença. Conhecer a inimiga, geralmente, torna mais fácil enfrentá-la”, conta Dra. Rosa.

No decorrer de 13 capítulos, a médica destaca questões a respeito de ciclo menstrual, infertilidade, medicamentos, depressão e muito outros temas e explica que conhecer os detalhes da doença não é garantia de que ficará mais fácil superá-la, mas certamente possibilita enfrentar a situação nos mais diferentes momentos.

A especialista, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, é diretora do primeiro Centro de Endometriose do Brasil. No Brasil, acredita-se que 8 milhões de mulheres em idade reprodutiva tenham endometriose. A doença é a principal causa de infertilidade – de 40% a 50% das mulheres inférteis têm a enfermidade. A chance de desenvolver a doença é maior entre mulheres com antecedentes na família.

Ela lembra também sobre a importância de não deixar a endometriose se tornar o centro da vida. “Ela pode atrapalhar em alguns aspectos, mas a mudança para hábitos mais saudáveis e um tratamento adequado, podem ajudar a levar uma vida normal ou próxima disso”, pondera a ginecologista.

Mais informações, acesse: www.endometriosesp.com.br